O programa de avalição TOEFL YSS quebra a tradição das provas bimestrais, semestrais ou anuais que se baseia em conteúdo específico: os pontos gramaticais, o vocabulário e os recursos da língua ensinados durante o período. Em vez disso, os testes TOEFL Junior® e TOEFL Junior® avaliam a capacidade de comunicação e o domínio da língua adquirido por estudantes.
Pode-se romper, assim, o que aqui nós estamos chamando de “achismo”. Situação em que “achamos” que, já que aprenderam, quando precisarem usar determinados conhecimentos em situações reais, estudantes o farão naturalmente. Nem sempre é assim. Muito do aprendizado de uma língua só se concretiza com prática intensiva.
As provas de conteúdo são excelentes para constatar que o aprendizado ocorreu, mas perdem eficácia para avaliar se, na prática, o conhecimento adquirido é lembrado e usado corretamente. Com os testes TOEFL YSS, o corpo docente tem um retrato bem mais preciso do que cada estudante realmente absorveu e usa em sua comunicação. Menos “achismo” e mais certeza.